• Português
  • English
  • Deutsch

managing skills

Marketing Territorial

Marketing Territorial

Marketing Territorial

Atrair, fixar ou mesmo afastar populações de uma área geográfica são objetivos do Marketing Territorial, apostando em áreas como o turismo (atração limitada no tempo), o desenvolvimento urbano, económico e social (fixar ou reter populações no longo prazo), a criação de parques ou reservas naturais (afastando aglomerados populacionais), entre muitas outras vertentes sobre as quais uma gestão do território abrangente pode atuar.

A NYB Comunicação e Marketing – empresa fundada em Lisboa e que, por opção, transferiu a sua sede para um concelho do “interior” (Santa Comba Dão, Viseu, onde fundou mais duas empresas de serviços) – tem desenvolvido com naturalidade algum trabalho no estudo e no desenvolvimento de reflexões sobre o desenvolvimento do território.

Numa perspectiva abrangente, o Marketing Territorial incide não só na promoção de um determinado território (ou dos seus fatores competitivos), mas deve ter um papel determinante na definição estratégica global para esse mesmo território.

Para além de projetos de consultoria, a NYB Comunicação e Marketing tem promovido ou apoiado a organização de eventos com o objetivo de reflectir sobre políticas de desenvolvimento do território português dito ‘interior’, em particular inicidindo sobre o papel da economia digital como promotora da transformação económica e do rejuvenescimento da população ativa nesses territórios.

Exemplos destas iniciativas são a conferência “Papel da economia digital na dinamização do Interior“, realizada em maio de 2012, em Viseu, ou a conferência ‘Economia Digital como eixo do Marketing Territorial’ realizada em Abrantes, em novembro de 2018, como apoio da NYB.

Luís Nunes, diretor de Marketing da NYB, foi ainda mentor de uma Pós-Graduação em Marketing Territorial criada no IPT.

Para mais informações: info @ nyb.pt